sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conceito de Politica





 
  • CONCEITOS DE POLITICA

        A obra política de Aristóteles é considerada um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte e a ciência de governar a polis e, portanto, da filosofia política. Foi devido, em grande medida, a essa obra clássica que o termo política se firmou nas línguas ocidentais.
       Para Aristóteles, a política era uma “continuação” da ética, só que aplicada à vida publica. Assim, depois de refletir, em ética a nacomaco, sobre o modo de vida que conduz a felicidade humana, investigou em política as instituições publicas e as formas de governo capazes de propiciar uma maneira melhor de viver em sociedade. O filosofo considerava essa investigação fundamental, pois, para ele, a cidade (a polis) constitui uma criação natural e o ser humano também é, por natureza, um animal social e político.
         O conceito grego de política como esfera de realização do bem comum tornou-se clássico e permanece ate nossos dias, mesmo que seja como um ideal a ser alcançado.
Por sua vez, o conceito de política, conforme assinalou o filosofo político italiano Norberto Bobbio, esta estreitamente ligado ao de poder. Essa ligação é enfatizada na Harold dwight lasswell e Abraham Kaplan em sua obra poder e sociedade, segundo a qual a política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder.
       Sendo o poder um tema central da discussão política moderna e contemporânea, os estudos nessa área geralmente iniciam com uma analise do fenômeno do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário